segunda-feira, 2 de julho de 2012

o TIMO e a saúde física, emocional e espiritual

Na anatomia humana, o timo é um órgão linfático que está localizado na porção superior do mediastino anterior, limitado superiormente pela traqueia, lateralmente pelos pulmões e inferior e posteriormente pelo coração. Na prática, está atrás do osso do tórax onde tocamos quando dizemos "eu"! Seu nome em grego, thýmos, significa energia vital.
Esta glândula, que até há bem pouco tempo atrás não era muito bem conhecida pela medicina, é vital à autoimunidade e importante em algumas patologias neuromusculares; "incha" quando estamos contentes, "mirra" quando estressamos, mais ainda quando adoecemos e torna-se minúscula no desencarne.
Sua cor e peso alteram-se ao longo da vida. Por ocasião do nascimento é vermelha e pesa 10 a 35g, cresce até à puberdade, alcançando um peso máximo de 20 a 50g e ganhando a cor branca-cinzenta. Daí em frente atrofia progressivamente acabando amarelada e a pesar cerca de 5 a 15g no idoso.
Esta característica iludiu a medicina durante muito tempo, que só conhecia o timo das autópsias, onde sempre o encontrava bem minúsculo e daí ser levada a considerar como patológico o "timo adulto", bombardeando órgãos perfeitamente saudáveis com megadoses de raios X por considerar que o seu "tamanho anormal" poderia causar problemas!!!
Mais no recente, a ciência demonstrou que, apesar da sua retração após a adolescência e da alteração da sua fisiologia, o timo continua totalmente ativo e é um dos pilares do sistema imunológico, juntamente com as glândulas adrenais e a espinal. O tecido adiposo em que se torna no idoso tem como consequência a diminuição da produção de linfócitos T, o que pode explicar a maior debilidade do idoso às agressões do exterior e às infeções internas ...

Diretamente ligada aos sentidos, à consciência e à linguagem, o timo faz conexões para fora e para dentro. Se formos invadidos por micróbios ou toxinas, reage na hora produzindo células de defesa. O amor e o ódio afetam-no profundamente; ideias negativas são-lhe mais prejudiciais que vírus ou bactérias pois, não existindo de modo concreto, a glândula fica continuamente a reagir-lhes, abrindo brechas a sintomas de baixa imunidade, como o herpes.
Contrariamente, ideias positivas conseguem do timo uma ativação geral em todas as direções, lembrando a fé que remove montanhas.
Detalhe curioso é o facto do timo ficar encostado no coração, que acaba por ganhar os créditos em relação a sentimentos, emoções, decisões, jeito de falar, jeito de escutar, estado de espírito.
Fiquei de coração apertadinho, por exemplo, revela uma situação real do timo, que só por reflexo envolve o coração. O próprio chacra cardíaco, fonte energética de união e compaixão, tem mais a ver com o timo do que com o coração e é neste chacra que, segundo os ensinamentos budistas, se dá a passagem do estágio animal para o estágio humano (aquela pessoa não tem alma, não tem coração; é um animal, ou, aquele animal até parece pessoa).

Pelo que atrás disse e apesar da função de suporte ao sistema imunológico, garantida na criança pelo timo, seja, com a idade, substituída pelo proteção imunológica conferida pelo baço e nodos linfáticos, imaturos nos recém-nascidos, é útil manter o timo em atividade de modo que a timosina (hormona polipeptídica do timo que influi na maturação dos linfócitos T) e a timina (uma das quatro bases nitrogenadas dos ácidos nucleícos do DNA/ADN responsável pelos estímulos neuromusculares a nível da junção - ou placa - mioneural - e daí responsável por inúmeras doenças musculares) se mantenham presentes no corpo humano. Esta circunstância nem sempre é convenientemente considerada dando-se preferência ao uso de medicamentos que, ao combaterem os sintomas no lugar de estimularem a glândula, contribuem para a sua petrificação no tempo. Quando o timo está ativo, o organismo não envelhece.

Podemos exercitar o timo em qualquer ocasião do dia, pela manhã, ao levantar, ou à noite, antes de dormir, para aumentar a produção de bem estar e felicidade. O exercício atrai sangue e energia ao timo, fazendo-o crescer em vitalidade ao mesmo tempo que se beneficia pulmões, coração, brônquios e garganta. Enche-se o o peito de algo que, já sendo nosso, só esperava um olhar de reconhecimento para se transformar em coragem, calma, nutrição emocional, etc.
1º exercício –
feche a mão totalmente e, com alguma pressão, role as falanges sobre o timo, na região central do peito, entre os mamilos e na sua direção. Estes movimentos ativam o timo e libertam a estagnação do coração.
2º exercício –
pronuncie a vogal “A” muito lentamente e aberta, com consciência. Este exercício vocal faz vibrar o timo e a região em redor (chacras laríngeo e cardíaco), libertando as estagnações que aí houver.

Abaixo encontra cinco exercícios extraídos do site da Escola Gurdjief de São Paulo:

EXERCÍCIO 1 [Estimulação do Timo]

♦ Fazer pequenas “batidinhas’ com a polpa dos dedos no esterno (localizado aproximadamente a 2 dedos abaixo da clavícula)

♦ Faça estas “batidinhas” ao redor desta região, explorando e sentindo estas vibrações. Sinta o aquecimento que aí se produz.



EXERCÍCIO 2 [Abraçar o ombro]

♦ Em pé, tronco erecto, com o braço direito “abrace” o ombro esquerdo [ver fig.].

♦ Coloque a mão um pouco abaixo do ombro esquerdo e vá “caminhando” com os dedos em direção à escápula esquerda o máximo que puder. Faça o mesmo com o braço esquerdo.

♦ Sinta o pulsar do Timo.


EXERCÍCIO 3 [Contraindo e expandindo o Timo]

♦ De pé, braços estendidos ao longo do corpo, volte as palmas das mãos para fora e, girando os braços, una o dorso das mãos em frente da pélvis. Expire todo o ar dos pulmões.

♦ A seguir, desfaça a posição levando os braços para trás, abrindo o peito e inspirando. Abra os braços até que as palmas das mãos se encontrem atrás nas costas e se unam na altura do osso sacro.

♦ Faça algumas repetições deste movimento.





EXERCÍCIO 4 [Mãos na nuca e cotovelos abertos]


♦ Erga os braços e coloque as mãos entrelaçadas atrás da nuca. Sem tirar as mãos da nuca, abra o peito levando os cotovelos para trás enquanto inspira profundamente.

♦ Sinta a expansão produzida por este movimento e permita-se saborear a sensação de espaço, liberdade, desobstrução.

♦ Ao expirar, junte suavemente os cotovelos à frente. Coloque sua atenção no timo.

♦ Faça algumas repetições deste movimento.

♦ Quando perceber que alguém próximo a você se encontra acabrunhado, oprimido por problemas, aconselhe-lhe este movimento.

EXERCÍCIO 5 [Garras de urso e movimento de alternância]



♦ Enganche suas mãos [como garras de urso] em frente ao peito. Abra bem os braços deixando-os paralelos ao peito.

♦ Inicie um movimento com os cotovelos, levando um em direção ao “Céu” (para cima) e outro em direção à “Terra” (para baixo). Eleve primeiro o cotovelo direito (o esquerdo desce em direção à Terra); depois suba o esquerdo em direção ao “Céu” e o direito desce em direção à Terra.

♦Não aplique força e procure fazer com que os músculos das costas se mantenham relaxados. Não permita nenhuma tensão muscular.

Estimule o timo racionalmente, faça amizade com esta glândula. Ela produz alegria e
dependemos dela para equilibrar o sistema imunológico
.